O Jack Russel Terrier foi desenvolvido no século XIX. A raça foi nomeada a partir do reverendo John Russel, Jack é o diminutivo de John, que desenvolveu uma linha de cães para a caça de raposas. O inglês tinha como objetivo criar um cão elegante e com uma menor agrissividade face à presa, capaz de perseguir as raposa nas suas tocas sem as matar.
Os cães do reverendo John Russel não foram logo apelidados de Jack Russel Terrier. Essa designação surgiu mais tarde para distinguir os cães vocacionados para o trabalho, os Jack Russel Terriers, dos Fox Terriers seleccionados para as exposições caninas e que já não desempenhavam um papel activo na caça. Mas da linha de cães apurada pelo clérigo, formaram-se duas raças: o Jack Russel, ligeiramente mais longo do que alto e bem proporcionado e o Parson Russel, mais quadrado e mais alto. Ao longo do tempo, o Jack Russel Terrier passou também a ser um cão apenas de companhia, apesar de manter muito vivo o seu instinto de caça.
Aparência Geral O Jack Russel Terrier é um cão de porte pequeno, com um corpo mais longo do que alto. Forte, o Jack Russel Terrier foi pensado para caçar. A cabeça é afunilada, com um stop definido, terminando num nariz preto. Os olhos escuros têm uma expressão viva. As orelhas são em forma de botão ou pendentes. O Jack Russel Terrier tem um corpo relativamente quadrangular, com um peito profundo em vez de largo. Os membros anteriores não são excessivamente musculosos enquanto que os posteriores são mais fortes. Os pés são redondos. A cauda é pendente. A pelagem do Jack Russel Terrier pode ser suave ou cerdosa, mas deve ser à prova de água. O branco, que deve ser predominante, pode ser acompanhado por manchas pretas, castanhas, de várias tonalidades, ou ambas. a editar: Aparência Geral [ fechar ] Temperamento O Jack Russel Terrier é um vivo, alerta e activo. Os esforços do clube inglês da raça têm-no mantido sobretudo como um cão de caça. O seu instinto é bastante aguçado e não é o cão ideal para conviver com outros animais. Pode partilhar a casa com outros cães, desde que seja socializado com eles desde pequeno. Apesar de permanecerem muito vocacionados para a caça, dão bons cães de companhia. Afectuosos e amigáveis, gostam da atenção dos donos. Podem conviver com crianças mais crescidas, mas tendem a responder com agressividade quando provocados. Esta raça é atlética, corajosa e destemida. Na rua, não teme os cães de maior porte e costuma provocá-los. Daí que a socialização seja muito importante. Bastante vocal, não deve ser encorajado a ladrar. Devido a esta característica, é um bom cão de alerta. Inteligente, mas muito teimoso, o Jack Russel Terrier é difícil de treinar. O treino deve ser consistente e imaginativo. Apesar do pequeno tamanho, estes cães não são indicados para apartamento. O seu alto nível de energia exige um espaço exterior. Activos dentro de casa, não devem deixar de ser exercitados. Saúde e Higiene Os principais problemas de saúde encontrados no Jack Russel Terrier são a surdez, problemas oculares e problemas nas articulações da anca. A pelagem do Jack Russel Terrier não deve ser alterada. Tanto o pêlo macio como cerdoso devem ser mantidos com escovagens regulares. Curiosidades O Jack Russel Terrier é um cão bastante famosos na Sétima Arte. Uma das personagens mais famosas protagonizadas por um Jack Russel Terrier é Milo, do filme A Máscara. Também na série de televisão Frasier encontramos Eddie, um simpático, mas irresponsável cão desta raça. No filme Querida, encolhi os miúdos, e sequelas, é-nos dado a conhecer Quark, o encantador cão da família Szalinski.